- Área: 700 ft²
-
Fotografias:Danny Bright
-
Fabricantes: Lutron, Benjamin Moore, Dow Building Solutions, EPDM Roofing, Hempel, Knoll International, Legion Lighting, Mitsubishi Electric, Novotech, Push Designs, Rakks, SONOS, Samsung, Sonneborn, Talon, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. LOT-EK recebeu a encomenda de projetar um novo espaço de arte dentro do Museu Whitney de Arte Americana. O projeto para o Estúdio Whitney inclui um espaço para a realização de aulas de arte e conversas informais, além de funcionar como uma galeria de exposições especiais.
Em preparação para sua mudança para um novo edifício no centro da cidade, o Museu Whitney vendeu imóveis perto da atual localização da Madison Avenue, o que criou uma necessidade de espaço educacional. Com a intenção de gerar uma sinergia significativa entre estas atividades e o museu, o departamento de educação pediu aos arquitetos que projetassem uma estrutura que encaixasse dentro do espaço existente.
O projeto foi, então, composto por 6 containers de aço empilhados em dois níveis para formar um cubo conciso e minimalista. A estrutura se localiza no lado sul da ponte da entrada, complementando e contrastando com o interior do de concreto do museu projetado por Marcel Breuer. O volume é cortado em dois planos diagonais que criam uma perfuração contínua - e uma ruptura visual - que se estende ao longo dos lados até a cobertura, criando uma grande claraboia. O desenho das janelas permite aos visitantes observar as atividades que são realizadas no interior. A parte interna da galeria é um espaço aberto, de pé direito duplo, que inclui um um mezanino triangular para a produção e exibição de obras de arte. O Whitney Studio é anunciado para pedestres e motoristas que passam pela Madison Avenue por seu canto externo amarelo brilhante.
Os seis containers foram modificados, reforçados e pintados em uma fábrica em Nova Jersey. Os módulos foram transportados ao Museu Whitney, onde foram cuidadosamente encaixados, um de cada vez.